quinta-feira, 21 de maio de 2020

Segundo Dia


CDI acumulado 2020: Perí­odo de 01/01/2020 a 30/04/2020 é 1,2962%
Poupança Acumulada 2020: Perí­odo de 01/01/2020 a 30/04/2020 é 0,9820%
SELIC Acumulada 2020: Perí­odo de 01/01/2020 a 30/04/2020 é 1,2962%

E aí povo! Bem vindos ao SEGUNDO DIA. Se você chegou até aqui, é por que temos algo em comum.

Quero explicar novamente que não quero ensinar ninguém a ficar milionário da noite para o dia virando “investidor”. Vou falar sobre uma caderneta de poupança vitaminada. Investidor, como pensa o imágináro popular, é outra coisa. Escreverei sobre isso depois.

Você com certeza percebeu que coloquei aí em cima, alguns índices acumulados deste ano. Primeiro vou escrever sobre esses índices e depois como comecei. Ficará mais fácil de entender. Let’s go.

Quando achei que deveria fazer alguma coisa, como disse antes, pesquisei blogs, canais de vídeo e tudo o que dizia respeito a finanças pessoais. TODOS me deram a impressão que eu ficaria milionário num período menor que três meses. Essa foi MINHA IMPRESSÃO, ninguém prometeu nada. Pois bem, comecei com a velha e boa Caderneta de Poupança. Coloquei dinheiro lá pela facilidade, livre de impostos e resgate fácil. Passado um tempo, achei que deveria “sofisticar meus investimentos”. Fui para o Tesouro Direto. Passado mais um tempo e eu me achando o Warren Buffett tupiniquim, fui para o CDB. Aí fiquei por um tempo até entrar no mercado de ações. Antes de continuar, vou explicar essas siglas todas. Não sou expert em rigorosamente nada, então as explicações são fruto do que EU entendi, ok?

RENDA FIXA: É como seu emprego. Você assina um contrato de trabalho com seu empregador em troca de uma remuneração mensal. Você fecha um contrato de CDB com um banco, por um percentual anual/mensal dentro de um determinado período.

RENDA VARIÁVEL: É meio que uma loteria. Você aposta X esperando ganhar X vezes 10. Isso é a Bolsa de Valores.

CDI (Certificado de Depósito Interbancário): É mais ou menos assim. Os bancos, por determinação legal, não podem ficar com seus caixas negativos. Quando isso acontece, o banco A pede um empréstimo para o B para que seu caixa fique no azul. O banco A, cobra uma taxa de juros por esse empréstimo. O banco C está no vermelho e pede um empréstimo para o banco D mediante outra taxa de juros. Cada um cobra sua taxa. O Banco Central do Brasil, calcula uma média de todas essas taxas de juros de banco pra banco e essa média se chama CDI, utilizada para a remuneração em várias aplicações financeiras.

CDB (Certificado de Depósito Bancário): Acho o mais injusto dos investimentos. Você empresta dinheiro para seu banco, que paga para você 4% ao ano (a.a.). Ele pega esse dinheiro e empresta para os clientes dele a 15% ao mês (a.m.). Mas o mercado é assim. Empresta quem quer e toma emprestado quem quer.

SELIC: O governo toma empréstismos como todos nós. Ocorre que o governo determina o quanto ele quer pagar em forma de juros para esses empréstimos. Essa é a SELIC. E não adianta querer cobrar mais. Essa taxa é referência para vários investimentos e negócios. Mas sinceramente, só respeitam quando você é o devedor.

Gente, cansei por hoje. Amanhã tem mais.

FUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Terceiro Dia

E aí pessoal! Desculpa a demora, deveria ser o 58º dia. Vai ser o TERCEIRO DIA por que não sei escrever 58º dia por extenso. Atrasou tudo ...